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Arquitetos: MAD Architects
- Área: 10778 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Hufton+Crow, Arch Exist, Iwan Baan, Fangfang Tian, CreatAR Images
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2017, a MAD Architects foi contratada para projetar um jardim de infância ao lado de um residencial para idosos em Pequim, refletindo o espírito do cliente de "integração intergeracional" combinando educação pré-escolar e cuidados com os idosos. O local em questão, que cobria uma área de 9.275 m2, consistia em um pátio Siheyuan original do século XVIII, uma réplica do pátio adjacente construída na década de 1990 e um edifício moderno de quatro andares. Após sua conclusão no final de 2019, o jardim de infância agora funciona como um espaço de educação pré-escolar para 390 crianças com idades entre 1,5 e 6 anos.
“Quando eu estava pensando nos meus próprios anos de jardim de infância, e mesmo aqueles que conheci depois que cresci, sempre me perguntei do que as crianças mais sentem falta”, disse Ma Yansong. “Talvez seja liberdade e amor. Nem sempre um jardim de infância deve oferecer equipamentos ou acessórios complexos, mas deve sempre fazer com que as crianças se sintam livres e amadas, algo que as leve a possibilidades infinitas”.
Na configuração do projeto, o MAD decidiu remover a réplica do pátio externo histórico do século XVIII e substituí-lo por um novo espaço que mantém o pátio Siheyuan "na palma da sua mão". Envolvendo o antigo pátio, o novo espaço assume uma postura baixa e suave, com movimento fluido que contrasta com a disposição estrita e ordenada da estrutura histórica. Esta tensão, decorrente de diferentes dimensões no tempo, dá ao edifício uma vida renovada. O novo não supera o antigo, enquanto o passado não supera o presente.
O novo edifício forma um "teto flutuante" que conecta uma variedade de espaços independentes, enquanto faz com que as pessoas sintam como se tivessem entrado em um novo mundo. Além das paredes vermelhas e ladrilhos amarelos da Cidade Proibida, a arquitetura da antiga Pequim é dominada pelos tijolos azuis e ladrilhos cinzas dos hutongs e becos. Esse jardim de infância procura levar as pessoas para além deste contexto, não apenas de Pequim, mas também do planeta; para ver e imaginar a longa história que eles têm pela frente desde outro tempo e espaço.
O teto suspenso evoca um provérbio infantil da antiga Pequim: "Se você passar três dias sem ser punido, o teto desabará." A ondulante topografia "afundada" do telhado forma uma espécie de paisagem lunar, convidando as crianças a correr, brincar e interagir umas com as outras. Quando combinado com o antigo quintal, antigas árvores e céu infinito, um cenário surreal inspira as crianças a pensar, refletir e buscar possibilidades infinitas.
Ao nível do solo, o MAD desenhou três pátios em torno de várias árvores antigas do terreno original. Os novos pátios correspondem aos das antigas estruturas de Siheyuan, proporcionando aos espaços de ensino luz, ventilação e uma extensão ao ar livre, enquanto os escorregadores e as escadas ligam os pátios à paisagem dos telhados acima.
Refletindo mais sobre o projeto, Ma Yansong diz: "A antiga Pequim tem muitas 'rachaduras': túneis, telhados, pátios, etc. Os pátios, em particular, refletem uma visão oriental da natureza. Aqui, a natureza se torna o tema principal, e a arquitetura, em vez disso, gira em torno dele. No pátio está a natureza, o mundo e a vida humana, agindo juntos para formar o núcleo da arquitetura".
Quando se entra no interior desde cima, a atmosfera é aconchegante e brilhante. Em resposta à sensação sensível de escala e conforto experimentado pelas crianças, o interior do edifício é suspenso por uma única grade de alumínio, reduzindo a altura visual enquanto traz para o interior um aconchego familiar. Enquanto isso, as paredes de vidro do chão ao teto permitem que a luz solar flua através do interior, enquanto forma uma conexão visual com a antiga casa e pátio. Aqui, a história linear de trezentos anos entre edifícios novos e antigos torna-se tridimensional.
O espaço de transição do primeiro andar ao nível mais baixo no lado leste do hall foi habilmente projetado como um teatro; a parte superior é cercada por uma parede circular de livros bilíngues de desenhos animados. O palco do teatro funciona como a entrada para um pátio interior de dois pavimentos, servindo não só como espaço para as atividades infantis, mas também como local para que todo o jardim de infância possa realizar eventos artísticos e esportivos.
O lado oeste do hall leva a uma área de aprendizado, onde um desenho espacial fluido cria uma atmosfera comunal livre e densidade e escala únicas. Dentro da área de aprendizagem, os diferentes grupos de diferentes idades não são separados por paredes fechadas, mas por paredes curvas em intervalos regulares, originalmente uma estrutura de suporte para o edifício. O espaço de aprendizagem 'sem fronteiras', o ambiente de leitura onipresente e o currículo que se concentra na aprendizagem por meio de brincadeiras exploratórias não só enriquecem a interação entre as crianças, mas também permitem que o ensino e a aprendizagem ocorram em um ambiente ideal.
A edificação com pátio de entrada tripla, conectada ao novo espaço por pátios e corredores, serve como um local para hospedar as atividades extracurriculares culturais, artísticas e criativas das crianças, além de um escritório para funcionários. Os beirais e ladrilhos dos pátios, e as antigas árvores que eles contêm, são preenchidos por uma atmosfera histórica e natural que ultrapassa a duração da vida individual; um ponto de inspiração e reflexão na mente das crianças e uma oportunidade para aprofundar sua compreensão da história.
O jardim de infância YueCheng mostra como vários elementos aparentemente díspares, às vezes até contraditórios, da arquitetura de diferentes períodos históricos podem coexistir harmoniosamente enquanto mantêm sua autenticidade e individualidade. Além disso, eles podem trabalhar em uníssono para criar uma nova abertura e riqueza, dando às crianças uma percepção objetiva e realista de seu entorno. O resultado é uma compreensão de como a natureza e a história podem trazer um senso de inclusão a um novo lugar, moldando os valores únicos de uma comunidade.